Partida Estrela-Triângulo Fácil

Sensor de temperatura

Sensor de Temperatura – Como especificar?

Ao especificar o sensor de temperatura, observar além das faixas de temperatura abaixo, o modelo de controlador que deve operar com modelo de sensor selecionado e que possua sistema de controle que atenda a precisão desejada como função PID.

Termorresistência  NTC – Faixa de temperatura (-) 50 a 100 graus. Muito usado em controladores ou termostatos digitais de baixo custo, utilizados para aquecimento e ou refrigeração.

Termorresistência  PTC – Alguns modelos de termostatos utilizam também sensor PTC, o que permite trabalhar a temperaturas pouco maiores, da ordem de ate 150 graus.

Leia mais

Sensor fotoeletrico

Sensor Fotoelétrico – Como especificar?

Possui uma grande variedade de modelos construtivos,  diferentes tecnologias de detecção, sensores para detecção de marcas, tecnologia laser ou fibra óptica, sensor para controle de acesso, sensor de presença para áreas, entre outras.

Sensores ópticos para uso geral, mais comuns são:

1 – Reflexão difusa – A luz emitida é refletida pela superfície do objeto a ser detectado. Possui alcance limitado a 200mm ou  400mm, alguns modelos ate 800mm ou ainda 1000mm.

2 – Retroreflexivo – A luz emitida é refletida por espelho prismático que deve ser colocado perpendicularmente ao sensor. A presença de material objeto de detecção corta o feixe de luz, formando uma barreira impedindo o retorno da luz emitida. Possui alcance da ordem de 2m, 3m a 5m.

Leia mais

montagem-saliente

Sensor de Proximidade – Como especificar?

Itens a observar para especificação de um sensor

1- Material e a distância de detecção

1.1 – Se metal e a distância é da ordem de ate 30mm, sensor indutivo é o que melhor se aplica e de menor custo.

1.2 – Se material não metálico, o sensor deve ser capacitivo e a distância máxima até 30mm.

1.3 – Distâncias maiores que 30mm, o sensor poderá ser do tipo indutivo, porém disponível somente em modelos não cilíndricos.

Leia mais