A partida estrela triângulo é utilizada para reduzir a corrente de pico durante a partida de motores, bem como as outras já conhecidas partidas indiretas de motores.
É muito popular por ser uma partida de baixo custo (em relação a compensadora e os acionamentos eletrônicos) que reduz a corrente de pico de partida em 33% e torque 1/3 menor do que o nominal, dessa maneira o motor parte de maneira mais suave.
O princípio básico é aplicar uma tensão menor, por exemplo 220V em um fechamento estrela feito para 380V, até que o motor consiga atingir rotação nominal para então comutar para o fechamento em triângulo.
Fechamento Triângulo
Fechamento Estrela
Para que isso aconteça de forma automática precisaremos de 3 contatores para ligar o motor. Um temporizador fará a comutação do contator que fecha o motor em estrela para o que fecha em triângulo.
O diagrama de força é representado a seguir, na qual K1 é o contator que ficará sempre ligado energizando um lado das bobinas do motor, K3 é o contator que fecha o motor em Triângulo e K2 é o contator que fecha o motor em Estrela.
Logo podemos concluir que se o motor é partido em estrela e depois comuta para triângulo:
- Ao partir o motor são ligados K1 e K2
- Após o tempo determinado K2 é desligado e K3 é ligado
Note que a ordem de desligar primeiro o K2 e depois ligar o K3 é necessária para que não haja um curto circuito durante essa comutação.
Por isso também é importante utilizar técnicas como o intertravamento elétrico e o intertravamento mecânico dos contatores.
O diagrama de comando sugerido pela página Sala da Elétrica ficaria da seguinte maneira:
Devido a complexidade do comando e a utilização recorrente dessa técnica de partida de motores, os fabricantes criaram temporizadores específicos para essa função.
Com eles podemos simplificar muito o comando, facilitando a vida dos eletricistas devido ao seu funcionamento.
Exemplos de temporizadores Estrela-Triângulo:
Nos temporizadores de retardo na energização comuns, existem apenas um relé reversível com os contatos NA e NF. Sua combinação com os contatos lógicos dos contatores fazem a comutação entre os contatores.
Já com o temporizador para partida estrela-triângulo temos dois relés reversíveis, sendo que um aciona o contator responsável pelo fechamento em estrela e o outro relé aciona o contator responsável pelo fechamento em triângulo.
Para que não haja a possibilidade de se fechar um curto circuito na comutação o próprio temporizador força um atraso entre o desligamento do contator estrela e o contator triângulo.
Confira no diagrama temporal a seguir o funcionamento dos dois temporizadores:
O comando utilizando esses temporizadores fica da seguinte maneira:
MUITO mais fácil não é!?
Não se esqueça de que é sempre recomendável fazer uso dos intertravamentos elétricos e mecânicos. Quando se fala de segurança é comum fazermos uso da redundância.
Esperamos que tenha sido útil e que na próxima vez que for montar uma partida estrela-triângulo lembre desse temporizador.